sábado, 26 de abril de 2008

história sobre zé pelintra

.Nas linhas dos mestres da qual Seu Zé Pelintra faz parte com destaque na Umbanda Sagrada, é por que um mestre pode atuar em qualquer banda. Assim mestre Seu Zé, pode incorporar em qualquer gira, pois tem axé para tanto, desmistificando a lenda que diz que sua linha não incorpora mulher, explica que depende do Orixá que a mesma carrega é perfeitamente normal à incorporação. Junto a Mãe Mercedes Seu Zé Pelintra é Mestre da Jurema e vem pela linha dos baianos, embora seja comum sua incorporação na linha dos caboclos, pretos velhos, também pode vir na de boiadeiros, na linha das almas, traz potencialidades curadoras, quebra de demandas e orientações ao povo que o procura.

...Seu Zé Pelintra ainda esclarece passou a acolher muitos espíritos na sua linha inclusive a de esquerda justamente para acolher estes espíritos em fase de desenvolvimento de consciência, formando uma linha de Exus que efetuam trabalhos com muita dignidade respondendo ao seu comando. Esclarece que junto as Casas que ainda não o aceitam na direita, trabalha normal nas giras e muitas vezes na linha de feiticeiros. Dito por ele mesmo que o que cair nas suas mãos se for do merecimento do ser ele resolve. “ Oi quem mexer com Zé Pelintra ou tá doido ou tá danado...”

...Seu Zé quando pede um trabalho é para entregar na encruzilhada e pode ser feito para auxiliar as pessoas, casas e estabelecimentos comerciais, limpando demandas e eliminando qualquer mandinga ou trabalho feito.

...Pega um coco retira-se toda a água e coloca-se cachaça, tampe-o bem e firme seu triângulo ou ascenda três velas brancas pedindo auxílio em prol de si e de sua família. Vá até a encruzilhada levando o coco já preparado e uma vela vermelha. Peça licença ao Exu da encruza, ascenda a vela oferecendo ao povo baiano, passe o coco sete vezes em sentido anti-horário começando pela cabeça e descendo aos pés, pedindo proteção e auxílio , retirando demandas, desmanchando trabalhos de feitiçaria e qualquer outro inconveniente que possa estar atrapalhando sua vida. Em seguida estoure o coco no chão. Saia da encruzilhada dando sete passos para trás.

...Assim é nossa Umbanda Sagrada, seus guias e entidades podem se manifestar em qualquer cultura mantendo sua individualidade. Dão chance que todos possam ter a oportunidade de conhecê-los e usufruir seus poderes e força espiritual.

Ponto

De terno branco, seu punhal de aço puro,

Seu ponto é seguro, quando vem pra trabalhar.

Segura o nego que esse nego é Zé Pelintra

Na descida do morro, ele vem pra trabalhar.

------------------------

Eu bem que disse a você, Bis

Mas parece que eu adivinho

O feitiço que tu tinha, Bis

Seu Zé Pelintra tirou

Deu meia noite na lua, Bis

Deu meio dia no sol

Pois segura o ponto Seu Zé Bis

Que o ponto é de Catimbó

Nenhum comentário: